terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

2ª ATIVIDADE DO CURSO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA - CRP/2013

PLANO DE AULA UTILIZANDO  OA  - “BIODIESEL” DO PROATIVA

DISCIPLINA: Ciências
CARGA HORÁRIA: 2 h/a (100 min)
SERIE: 6º ano do Ensino Fundamental II
TEMA: Biodiesel – Fonte Alternativa De Energia Limpa

CONHECIMENTOS PRÉVIOS:

          Espera-se que o aluno tenha conhecimentos prévios acerca da diversas fontes de energias existentes em nosso Planeta, suas vantagens e desvantagens, ou seja, seus impactos positivos e negativos para o meio ambiente.
           Saber diferenciar as formas "limpas" de energia, das formas mais poluentes que colocam em risco a nossa sobrevivência diante de um progresso, muitas vezes "insustentável" e que não mede as consequências liberadas para atmosfera terrestre.
          Além disso, é importante que o aluno tenha consciência da importância de se adotar medidas que favoreçam a preservação da vida na Terra.
            

OBJETIVOS:

OBJETIVO GERAL
          Despertar no aluno uma mudança de hábitos e posturas, a fim de garantir a sustentabilidade do Planeta.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

   * Conhecer um tipo de combustível alternativo que contribui para a preservação do meio ambiente;

  * Demonstrar, através de simulação, o passo a passo na produção do biodiesel;
  * Conhecer os principais produtos utilizados na fabricação do biocombustível nas regiões do Brasil e do mundo;
   * Levar o usuário a refletir sobre a utilização dos biocombustíveis como alternativa para preservação do meio ambiente;
   * Orientar os alunos sobre todas as atividades do objeto de aprendizagem;

   * Permitir que os alunos explorem o recurso à vontade;


METODOLOGIA:
1º momento - Sala de Aula (1 h/a)
  * Sondagem inicial acerca das formas de energias limpas e a sustentabilidade do planeta;
  * Exposição sobre os diversos tipos de energias limpas, incluindo os combustíveis;

  * Discussão sobre os benefícios para a natureza ao fazermos uso dos biocombustíveis, relacionando-    os sempre ao cotidiano do aluno, levando-o a questionar sobre o assunto;

  * Divisão da turma em grupos para que pesquisem sobre o assunto em revistas, recortes de jornais e     Internet;

  * Confecção de painéis que traduzam essas experiências;

  * Realizar um seminário para apresentação dos trabalhos.

2º momento – LIE (1 h/a)

  * Exploração prévia, pelo professor, de todas as atividades do objeto de aprendizagem;

  * Dar início às atividades sugeridas pelo AO.
 

RECURSOS:
      Quadro, pincel, livro didático, cartolina, papel ofício, papel madeira, tesouras, pincéis atômicos, revistas, computadores do LIE, AO do Proativa.


AVALIAÇÃO:
       Será observada a participação do aluno:

  Nas discussões realizadas em sala, seus questionamentos e postura;
 * Nos grupos de pesquisa;

 * Na apresentação do seminário;
 * Na produção dos painéis;

 * Na elaboração de um relatório com os resultados da exploração;
      Poderá ser sugerida uma autoavaliação.

          
                                                                               Beth Pinto



Nenhum comentário:

Postar um comentário