PLANO DE AULA - "REPENSANDO O MEIO AMBIENTE NO GOOGLE DOCS”
Disciplina: Ciências
Série: 6º ano/Ensino Fundamental II
Duração: Duas aulas de 50 min
Conteúdo: Meio Ambiente: A Importância de se Preservar
Objetivo Geral: Expor conceitos e idéias acerca da importância da preservação do meio ambiente.
Objetivos específicos:
· Pesquisar na internet conceitos importantes em Ecologia;
· Produzir um texto colaborativo acerca do tema proposto;
· Reconhecer a importância de se preservar o meio ambiente;
· Agregar o uso de ferramentas tecnológicas ao processo de aprendizagem.
Desenvolvimento:
1º momento - Explicar aos alunos o passo a passo de como trabalhar a ferramenta.
2º momento - Dividir a turma em duplas e criar o e mail do (G MAIL) necessário para o uso do Google docs.
3º momento - Acessar sites de busca para realizar uma pesquisa sobre o tema a ser abordado.
4º momento - Dar início ao texto no documento e liberar para que os alunos compartilhem, em duplas.
5º momento -Ao término da aula, se o texto estiver concluído, mostrar no data show para que todos possam ler e comentar acerca da produção compartilhada.
METODOLOGIA
* Google (busca)
* Googledocs
* Gmail
Notebook
Data show
AVALIAÇÃO
Serão avaliados o interesse e a participação do aluno nas pesquisas e na produção e compartilhamento do texto.
4º momento - Dar início ao texto no documento e liberar para que os alunos compartilhem, em duplas.
5º momento -Ao término da aula, se o texto estiver concluído, mostrar no data show para que todos possam ler e comentar acerca da produção compartilhada.
METODOLOGIA
No primeiro momento os alunos deverão fazer um email no gmail, e explorar os diferentes recursos. Em seguida devem ir para a internet e a partir daí pesquisar o tema proposto, ler textos para aprofundamento e somente depois passar a elaborar no Google docs um texto colaborativo.
RECURSOS
Quadro e pincel
Computadores do LIE com Internet:* Google (busca)
* Googledocs
* Gmail
Notebook
Data show
AVALIAÇÃO
Serão avaliados o interesse e a participação do aluno nas pesquisas e na produção e compartilhamento do texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário