Papel das novas tecnologias
"A informática deverá assumir duplo papel na
escola. Primeiro, deverá ser uma ferramenta para permitir a comunicação de
profissionais da escola e consultores ou pesquisadores externos, permitindo a
presença virtual desse sistema de suporte na escola. Segundo, a informática
poderá ser usada para apoiar a realização de uma pedagogia que proporcione a formação dos alunos, possibilitando
o desenvolvimento de habilidades que serão fundamentais na sociedade do
conhecimento.
Essa dupla função da
informática será amplamente discutida nos próximos capítulos, porém é
importante deixar claro que somente a inclusão da informática na escola não é
indicação de mudança. Mais ainda, o aluno usar o computador para realizar
tarefas (agora bem apresentadas, coloridas, animadas etc.), não é indicação de
que ele compreendeu o que fez. A qualidade da interação aprendiz-objeto,
descrita por Piaget é, particularmente pertinente no caso do uso da informática
e de diferentes software educacionais. Do mesmo modo que não é o objeto que
leva à compreensão, não é o computador que permite ao aluno entender ou não um
determinado conceito. A compreensão é fruto de como o computador é utilizado e
de como o aluno está sendo desafiado na atividade de uso desse recurso.
Isso significa que a mudança pedagógica que
pretendemos, não é passível de ser resolvida com uma solução mágica, com a
compra de equipamentos sofisticados. Essa mudança é muito mais complicada e os
desafios são enormes. Porém, se eles não forem atacados com todos os recursos e
energia que nós, educadores, dispomos, corremos o risco de termos que nos
contentar em trabalhar em um ambiente obsoleto e em descompasso com a sociedade
atual. A educação enxuta será realizada em ambientes alternativos e a escola,
como é hoje, será fossilizada definitivamente".
VALENTE, J.A. O Computador na Sociedade do Conhecimento. 1. ed. Campinas: Nied/Unicamp, 1999. cap.2. Mudanças na sociedade, Mudanças na Educação. p.36/37
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